Com discussão sobre licitações de petróleo, Oil & Gas tem início no Riocentro.

Na abertura da terceira maior feira da área de petróleo e gás do mundo, a Rio Oil & Gas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviços, Julio Bueno, representando o governador Sergio Cabral, cobrou, do governo federal, uma agenda do petróleo e a realização da 11ª rodada de licitação para a exploração.  “O presidente Lula fez um acordo com Estados e congressistas para garantir a justa distribuição dos royalties. É urgente que o governo coloque esse acordo em prática”, enfatizou o secretário. Bueno ainda classificou como uma questão importante de ser discutida a imprevisibilidade na política de preços dos combustíveis brasileiros e a fragilidade de se impor uma política de conteúdo local sem a preocupação com a competitividade.

O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins, representante do ministro Edson Lobão, explicou que a 11ª rodada de licitação, aguardada por empresários e governantes, ainda espera aprovação dos congressistas. “Infelizmente não vou conseguir trazer a notícia que todo mundo queria ouvir”. O secretario ainda destacou que o conteúdo local, tido inicialmente como um grande desafio, está mais fácil de ser alcançado.

Política de Inovação Tecnológica

O ministro da Tecnologia, Ciência e Inovação, Marco Antônio Raupp, destacou o êxito do setor no investimento tecnológico e lançou o 1º edital do Programa Inova Petro, de incentivo à inovação tecnológica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o BNDES e recursos de R$ 3 bilhões em crédito subsidiado. À Petrobras caberá o suporte técnico, desde a seleção até o desenvolvimento dos produtos. “A implantação dessa política inédita reafirma o apoio a inovação do governo federal. É a mescla de buscar a redução de custos tecnológicos com uma política de conteúdo local forte”, explicou Raupp.

 

Fonte: ( http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/09/17/com-discussao-sobre-licitacoes-de-petroleo-oil-gas-tem-inicio-no-riocentro/)